O Director Nacional de Investigação de Ilícitos Penais da Polícia Nacional de Angola, Comissário José Carlos Cunha da Piedade, trabalhou, no do dia 04/07/2024, no município de Cacuaco, onde constatou "in-loco"', o estado de organização e funcionamento da Secção Municipal de Investigação de Ilícitos Penais de Cacuaco, bem como as condições de trabalho dos efectivos afectos ao órgão.
Durante o trabalho de campo realizado no município de Cacuaco, o Comissário Piedade considerou positivo o nível de implementação da especialidade de investigação criminal da PNA, porquanto o órgão está implantado nas 10 Esquadras e nos 3 Postos Policiais que integram o Comando Municipal de Cacuaco.
O Comissário mostrou-se ainda satisfeito, pelo facto de ter encontrado, os instrumentos jurídicos e metodológicos que sustentam a actividade de investigação criminal nos órgãos de especialidade visitados. Não obstante, o Director da DIIP baixou orientações técnicas, visando corrigir algumas insuficiências constatadas.
Entretanto, o dirigente da DIIP garantiu que, constitui prioridade da superestrutura da PNA o completamento de efectivos das brigadas que desenvolvem a actividade de investigação criminal e os actos de instrução processual nas Esquadras e nos Postos Policiais, bem como a potenciação do órgão, a todos os níveis, com recursos técnicos e tecnológicos indispensáveis para elevar ainda mais o nível de operatividade do órgão.
Ministério Público junto da SMIIP-Cacuaco, com quem abordou assuntos de instrução processual, bem como se inteirou das boas relações existentes entre o Órgão de polícia criminal e o Ministério Público locais. O Comissário José Piedade acolheu com satisfação a informação do Procurador local que dá conta do nível de superação dos efectivos da especialidade.
0 Comentários