O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), está avaliar a segunda fase de Avaliação Externa e Acreditação dos cursos de saúde e vai contar com a participação de 275 especialistas estrangeiros, espalhados por 14 províncias do país.
A redacção
Segundo dados do INAAREES de 10 a 14 de Junho de 2024, foram avaliados 116 cursos em 55 Instituições de Ensino Superior, com 275 especialistas nacionais e internacionais. Participaram 220 avaliadores externos e 55 gestores de procedimentos, provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, RDC, Zimbabué, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Os cursos que não atingirem os padrões de qualidade terão medidas de melhoria e não poderão admitir novos estudantes nos próximos dois anos. A não admissão de novos estudantes, durante dois anos, nos cursos não acreditados é uma consequência legal dos resultados da avaliação.
De acordo com o instituto considera como falso que foram encerrados os cursos de medicina e ciências da saúde que não foram acreditados na primeira fase da avaliação externa. Lamentavelmente, têm sido veiculadas afirmações falsas sobre o encerramento de cursos, causando alarme desnecessário. “Nenhum curso de medicina ou ciências da saúde foi encerrado. A medida de não admissão de novos estudantes é temporária e visa a melhoria contínua da qualidade”, lê-se no documento a que tivemos acesso.
Os resultados da 2ª Fase de avaliação serão divulgados em breve, com as recomendações necessárias para cada instituição. O INAAREES reitera o seu compromisso com a garantia da qualidade dos cursos no subsistema de ensino superior em Angola, em conformidade com a legislação nacional e os padrões internacionais.
É a primeira vez que acontece um processo deste género na história do País, que conta com mais de 100 universidades públicas e privadas, onde as últimas são as maiores.
0 Comentários