Diversos produtos impróprios para o consumo humano, devido a caducidade da data e o estado de conservação, foram apreendidos durante uma acção de sensibilização, *que decorreu no período de 25 de Março à 09 de Maio* no município de Lucala, província do Cuanza-Norte, pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).
"Trata-se de peixes, frangos, coxas, fuba de milho, gasosas, água mineral, embalagens de de bolachas, chouriço, ovos e azeites* que em maioria se encontravam com datas de validade vencidas.
De acordo com o coordenador Municipal da ANIESA no Lucala, *Lourenço Pedro*, estes produtos foram apreendidos nos diversos estabelecimentos comerciais dos bairros *Ngola-Nhinhi, Dundo-ya-mutulo, Ctt, Cacoso, Camagile, Tala-hady, Terra-Nova, Projecto Habitacional 200 fogos, Govolova, Imbondeiro, Cemitério, Vila, Reserva, Sector Pamba e Comuna de Quiangombe*, respectivamente.
*Lourenço Pedro* adiantou por outro lado que, durante o processo inspectivo foram igualmente registadas outras irregularidades nos estabelecimentos comerciais, como falta de higiene e salubridade, facturas de aquisição, falta de estrutura de cálculos de preços dos produtos e falta de boletim de sanidade para os funcionários.
Referiu que, os avultados produtos apreendidos foram incinerados, tendo apelado à denúncia dos cidadãos junto da ANIESA no Lucala e do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado, para o bem-estar das comunidades.
De salientar que, a ANIESA é uma entidade vocacionada para o exercício da actividade de inspecção nos sectores da economia, indústria, saúde, ambiente, transporte, turismo, agricultura e pesca.
0 Comentários