Ticker

10/recent/ticker-posts

Nacional de fisiculturismo já movimenta Luanda

Esta maior festa da modalidade no país será prestigiada com demonstrações de alguns mundialistas angolanos da eleite, com destaque para Aquiles Epolua, Mário Faria, Samuel Nzage, Yuri Valentim e Valdira Kaizer.

 O campeonato nacional de fisiculturismo, versão amadora, em ambas as classes, acontece no dia 4 de Maio com muitas surpresas no Centro de Conferências de Belas, vulgo CCB, localizado no bairro Futungo, em Luanda. 

A competição qualificativa para o Campeonato Africano do Cairo, em Junho, será disputada em seis categorias, entre as quais: badybuilding, men's physique, muscular physique, classic physique, bikini-fitness e welness-fitness. 

 Nesta altura, as inscrições estão encerradas, mas caso haja mais interessados em competir, deverão pagar alguma multa a organização do evento. 

Entretanto os preparativos decorrem a bom ritmo, de acordo com o presidente de direcção da Federação Angolana de Fisiculturismo, Bráulio Martins. 

 O dirigente reforça que o seu elenco federativo, em parceria com a Associação Provincial da modalidade de Luanda, está a envidar os esforços no sentido de melhorar as condições do evento.

"A nossa expectativa é muito grande nesta temporada de 2024. Relativamente aos critérios específicos da prova, variam de acordo com as categorias. Existem categorias que, mediante determinada altura, tem que se bater o peso. Se não bater o peso, não se consegue qualificação para as finais”, esclareceu.

 Bráulio avançou ainda que há categorias em que os requisitos são outros, tal como é o caso do bodybuilding, onde haverá Open, que é sem limite de peso e maior muscularidade em termos de definição do corpo. “Os atletas devem estar bem conscientes com os critérios, para que tudo corra dentro da normalidade", alertou. 

Contudo, o responsável do fisiculturismo angolano apela a família da modalidade em geral e os novos talentos para estarem em massa no CCB.

 Por outro lado, na maioria dos ginásios, clubes e nas artérias de todas as províncias, já é notável a preparação com rigor dos atletas, com realce para Luanda onde o número de fisiculturistas é maior.

 De recordar que na temporada 2023, o grande campeão nacional foi Mário Faria da categoria badybulding, após vencer o Overal, última prova onde disputam apenas os campeões de cada categoria.

 Vale reforçar que Angola faz parte dos 199 países filiados à Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB), organismo que cumpre com todos os requisitos exigidos pela Agência Mundial de Antidoping (WADA).

 Saiba também que existem centenas de substâncias medicamentosas que podem influenciar no teste positivo de antidoping. Por este motivo, os fisiculturistas angolanos não usam fármacos sem orientação médica e dos seus treinadores.

Enviar um comentário

0 Comentários