Ticker

10/recent/ticker-posts

É Boss daqui e, Boss acolá: Boss nos gabinetes e, Boss na Rua

 Nos mercados, é pelo termo Boss que se distinguem alguns. Cada um a sua escala encontra o seu Boss. Mas afinal quem é o verdadeiro Boss? Será a camarada ou o camarada que possui alguma fortuna? Ou o indivíduo que goza de uma certa influência no seio dos demais?

O certo é que o termo Boss, anda entre nós já algum tempo. Faz morada em qualquer esquina da nossa Angola, e com todos circula de boca a boca como se costuma dizer no nosso linguajar bem a nossa maneira angolana .



Boss, uma expressão inglesa que vertida para o português pode  significar Patrão, líder ou mestre. O que se pode colher disto, é que, sempre que estamos no circuito empresarial, ou até mesmo no funcionalismo público,  o termo Boss soa com mais tonalidade no  tratamento da pessoa hierárquica, ou seja o chefe ou o patrão .

O que nos parece estranho, é que Boss, está também entre os nossos lotadores, lavadores de carro e engraxadores. Pois, basta acertar os termos para execução de um serviço, lá o termo surge " meu Boss "

Pagas uma bugiganga qualquer, também és chamado de Boss. Então, podemos dizer que o termo Boss, não é usado na acepção  que pensam que  usamos como sinal de quem tem mais massa, dinheiro, ou poder, se traduz aqui no respeito que é dado a pessoa em função da sua idade que é aferida pela sua estrutura ou fisionomia .

Porque tornou-se já quase que um costume,  nos chamarmos de Boss ,entre chefes , patrões , líderes e cada um no seu degrau encontra logo o seu Boss , uns como sinal de respeito e harmonia, outros como a assunção da equidistância que deve existir entre os superiores e os colaboradores de base . Entretanto, o que chama o outro de Boss , lá na sua bandula , é também chamado de Boss pelos seus da vizinhança , por granjear admiração , ou por ter a chave de uma Caleluia "mota de três rodas .

Nesta roda da vida , afinal cada um tem o seu Boss , cada um a seu nível e no interlaçar das conversas do quotidiano é Boss do outro .

Sucede no entanto , é que poucos se dignaram em negar a carregar o nome de Boss onde quer que estejam . No gabinete , rua , mercado , estação de serviço , recauchutagem e até na lavra,  aceitamos com certa  leveza ,o termo Boss, pois, eleva a nossa simpatia e cordialidade que nos caracteriza .

Então você que leu até ao fim , também és meu Boss , eu também tenho o meu Boss.

Enviar um comentário

0 Comentários