A prática da venda ambulante em locais impróprios é um risco iminente à saúde pública e à integridade das pessoas que nestes locais comercializam, desde produtos alimentares, farmacêuticos e outros.
É extremamente importante que o Executivo reforce os programas realizados para a sensibilização dos cidadãos com vista a melhor informar e prevenir situações que possam pôr em causa a saúde e a vida de quem vende ou compra em locais inapropriados.
Por outra, é pra ontem a criação de uma sanção que abranja o comprador, pois quem compra nestes locais comete transgressões administrativas assim como o vendedor.
O combate à venda anárquica insere-se num processo legal de transgressões administrativas e tem respaldo legal através da Lei n.º 12/11. Além dos riscos citados acima, esta prática cria desordem no ordenamento do território, do ponto de vista da convivência social em determinados espaços e a nível do trânsito.
Do ponto de vista económico, essa prática incorre na fuga ao fisco bem como na concorrência desleal face ao empresário formal que paga impostos e, devido à venda anárquica, tem dificuldade em vender.
0 Comentários