A amizade entre ÁLVARO HOLDEN ROBERTO e PATRICE EMERY LUMUMBA. Ambos nacionalistas africanos foram grandes amigos! Conheceram-se em Stanleyville, hoje Kisangani, onde trabalhavam. Quando Lumumba começa a sua carreira política na secção do Partido Liberal Belga na cidade nortenha congolesa, o Holden já era presidente da UPA.
“O Holden Roberto aprendeu na escola do KWAME NKRUMAH, o primeiro presidente do Ghana independente, muito antes da Conferência de Accra, onde ele aprendeu o pan-africanismo sob a direção do teórico George Padmore. Foi O Holden Roberto que apresentou o Patrice Emery Lumumba ao Kwame Nkhumah, George Padmore e tantos outros líderes africanos. E preparou também a chegada da delegação da Associações de Bakongo, ABAKO, na Conferência de Accra. ABAKO foi uma das organizações que contribui na obtenção da independência do Congo Belga”. – Recordou-nos o professor universitário, residente na França, o Dr. Makisosila Mawete.
No derrube do Lumumba, o Holden encontra refúgio provisório em Brazzaville, antes que o Kasavubu o chama para continuar a sua luta de libertar “o povo irmão de Angola” no interior do Congo-Leopoldville, sem intrometer-se na política interna congolesa.
0 Comentários