Ticker

10/recent/ticker-posts

Amizade entre ÁLVARO HOLDEN ROBERTO e PATRICE EMERY LUMUMBA

 A amizade entre ÁLVARO HOLDEN ROBERTO e PATRICE EMERY LUMUMBA. Ambos nacionalistas africanos foram grandes amigos! Conheceram-se em Stanleyville, hoje Kisangani, onde trabalhavam. Quando Lumumba começa a sua carreira política na secção do Partido Liberal Belga na cidade nortenha congolesa, o Holden já era presidente da UPA.

 O portal Mbokamosika, da RDC, vai longe, em qualificar o angolano como sendo o mentor político do congolês. Porque graças ao Holden Roberto que Lumumba participa na Conferência dos povos africanos, realizada em Accra, no Ghana, em 1958.

“O Holden Roberto aprendeu na escola do KWAME NKRUMAH, o primeiro presidente do Ghana independente, muito antes da Conferência de Accra, onde ele aprendeu o pan-africanismo sob a direção do teórico George Padmore. Foi O Holden Roberto que apresentou o Patrice Emery Lumumba ao Kwame Nkhumah, George Padmore e tantos outros líderes africanos. E preparou também a chegada da delegação da Associações de Bakongo, ABAKO, na Conferência de Accra. ABAKO foi uma das organizações que contribui na obtenção da independência do Congo Belga”. – Recordou-nos o professor universitário, residente na França, o Dr. Makisosila Mawete.

 Depois da independência do Congo-Belga, Lumumba designa o nacionalista angolano como seu conselheiro especial, com este título, será ele o artesão da fracassada viagem de Lumumba nos EUA, em meados do efémero tempo em que fora nomeado primeiro ministro do Congo Belga.

No derrube do Lumumba, o Holden encontra refúgio provisório em Brazzaville, antes que o Kasavubu o chama para continuar a sua luta de libertar “o povo irmão de Angola” no interior do Congo-Leopoldville, sem intrometer-se na política interna congolesa.

Enviar um comentário

0 Comentários