Desde a sua fundação, nas matas do leste, o maior partido na oposição congregou no seu seio algumas tendências de caris tribal para ilucidá-los sobre a razão de ser da UNITA, o porquê dela e a diferença com outros movimentos. É assim que os membros do ATCKAR e outros provenientes da UPA/FNLA aderiram a organização com o propósito de incentar um combate político-militar, no interior do país e não só, para a independência.
Com a teoria dos grandes números adotada na Benda e na Conferência do Kwanza e expansão da luta para o norte do país, tornaram o partido/movimento numa estrutura heterogénea, com vários grupos étinico-linguísticos, cada grupo com seus interesses e tendências. Nisso, havia necessidade de ter em conta todos os grupos e todas as tendências, fazendo com que estejam alinhados num mesmo princípio, na unidade na acção e no pensamento.
O que inventaram e querem que continue mas noutros moldes, é uma ideia marimboda, com o fim de acabar com a UNITA cujos actores começaram há muito tempo a puxar para o partido figuras que dariam o golpe final. Os ditos independentes, que não fazem e nunca fizeram nada, só aparecem na fase da campanha eleitoral, para serem eleitos Deputados, preterindo assim quadros competentes que se batem tenazmente pela causa há dezenas de anos. Não é o FRANCISCO VIANA.
ACJ é o arquitecto dessas façanhas e tinha poderes no tempo do Velho SAMACUVA de colocar em posição elegível o seu convidado. Queria uma UNITA (clássica). Como resultado é sempre desastre, (dedo podre na indicação das pessoas). OLHAR PARA DENTRO, os quadros têm conhecimentos, precisam é de serem munidos com o fito de ombrearem com o adversário. Em 74/75 e em 92 aparecemos nas cidades em peso aliando assim o campo com a cidade.
Cikuete osande eci, akome, cáfila omanu. Os nossos maiores não irão admitir a descaracterização da UNITA, seja quem for. Todo um forasteiro que tentar fazer da nossa organização um instrumento para atingir intentos pessoais será combatido e será derrotado, isto a qui é UNITA, não PS nem PSD, isso tem sangue de muitos! Batemos o colono português e fomos o único movimento cuja Direcção estava no interior do país e o primeiro a negociar o cessar-fogo com as autoridades portuguesas. Batemos os russos e cubanos e essa carta ninguém mais tem. É loucura tentar desviar essa UNITA porque as consequências são incalculáveis.
0 Comentários