A ponte sobre o rio Mucozo, na Estrada Nacional 321, em Cambambe, ficou parcialmente danificada em consequência das ultimas chuvas que se abateram naquela região, facto que levou o governador provincial, João Diogo Gaspar, a deslocar-se com urgência ao local, recentemente, para aferir de perto o quadro real dos danos sofridos pela infraestruturas estratégica.
Nesta altura, em Cambambe, as autoridades locais cortaram o trânsito automóvel na referida rodovia, que liga Luanda à s regiões Centro e Sul do PaÃs, passando por Cassualala, facto que está a gerar vários transtornos a automobilistas e passageiros. Mas que, João Diogo Gaspar, no seu balanço à imprensa garantiu tudo fazer, em articulação com as autoridades centrais, para rápida reposição da normal circulação rodoviária no troço Maria Teresa/Dondo.
Por sua vez, o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estradas de Angola, INEA, Miguel Neluemo, afastou a ideia de que a ponte tenha sido atingida nas suas estruturas principais, e fez saber que os danos das chuvas incidiram-se, sobretudo, no aterro de sustentação da mesma, uma situação que pode ser resolvida em pouco tempo, podendo levar aproximadamente duas semanas.
A fúria das águas das chuvas em Cambambe, causaram ainda a destruição total da ponte que era usada como alternativa sobre o rio Kapakala, enquanto duravam as obras da nova ponte em construção no mesmo rio, cujos trabalhos estão praticamente concluÃdos, restando apenas a sua entrega formal, mas que, entretanto, foi hoje aberta.
Ainda na Cidade do Dondo, João Diogo Gaspar, orientou a retirada urgente de algumas famÃlias ao longo das margens ribeirinha de Kapakala, a quem entregou imediatamente residências definitivas no projecto de construção de casas sociais, no bairro 10 de Agosto, pelo facto das respetivas moradias terem sido danificadas e outras estar em risco eminente de desabamento, em consequência do contacto com o caudal do rio, cujo volume tende aumentar, com a frequência das chuvas que caem quase todos os dias.
De referir que, a agenda do titular da provÃncia começou logo à s primeiras horas da manhã nas zonas consideradas mais afectadas no municÃpio de Cazengo, onde fez um percurso pedestre que o levou aos bairros Caboto, Imbondeiros, Comarca, Camungo, Banga, Matadouro, 28 de Agosto e São Filipe, onde avaliou igualmente os prejuÃzos causados pelas últimas chuvas.
0 Comentários