Ticker

10/recent/ticker-posts

ADMINISTRADORA PEDE EMPENHO DOS DOCENTES

 A qualidade do ensino em qualquer sociedade depende, em grande medida, do empenho dos professores no processo educativo e da eficácia no exercício da docência, admitiu, na quarta-feira, 14 de Fevereiro no município de Lucala.

Maria Mafuta que falava durante um encontro de auscultação e Concertação com a classe docente do Município, destacou ainda a importância do papel do professor, pelo facto de estes desempenharem uma tarefa difícil e, por isso, defendeu que devem ser acarinhados na escola e na comunidade.

A Administradora disse que os professores além de transmitirem conhecimento, ainda vêem reservada  a si a tarefa de preparar, mobilizar e incentivar os alunos para os desafios da vida prática e quotidiana, daí a necessidade contínua de uma qualificação profissional, que lhes permita  desempenhar bem a actividade.

Nesta perspectiva, assegurou continuar a desenvolver esforços nos vários domínios de formação para os professores, com o propósito de elevar a qualidade do ensino na região.

Maria Mafuta reconheceu que, apesar das dificuldades, houve grandes avanços em termos quantitativos, mas reafirmou o desejo de apostar-se cada vez mais no aumento da melhoria da qualidade do ensino em todos os subsistemas.

Apesar dos avanços registados na educação, a administradora disse que o sector enfrenta várias dificuldades, com realce para as escolas do ensino primário que se debatem com a falta de professores, sobretudo no meio rural, além da falta de residências para acomodar os docentes nestas áreas.

Para se inverter o actual quadro, a administradora prometeu dar solução aos problemas que afectam o sector, que passa pela construção de mais escolas, com realce para as do primeiro ciclo  do ensino.

No final do encontro, os professores que apresentaram inúmeras sugestões para a melhoria do sector, louvaram a iniciativa da titular do Município, realçando que, exercício do género devem ser feitos de forma regular.

Enviar um comentário

0 Comentários